APOIO SOCIAL

Centro de Convívio e Apoio Social

Image
 
O Centro de Convívio e Apoio Social Eng.º João Antunes Tropa, em Benavila, foi criado pela Fundação Abreu Callado em 1990, instituição que tem procurado manter viva ao longo dos tempos a dimensão e o espírito sociais que sempre a caracterizaram. Desde 1948, e por vontade expressa do seu fundador Cosme de Campos Callado, que o “ensino de jovens” e o “apoio à terceira idade” são os seus dois "objectivos fundacionais", e como tal de cumprimento obrigatório (vontade expressa do Instituidor, nos termos do D.L.119/83).
Com instalações próprias, o Centro destina-se a pessoas reformadas de ambos os sexos, residentes na freguesia de Benavila, quer tenham sido ou não antigos trabalhadores da Fundação. É uma resposta social que satisfaz necessidades da população idosa, possibilitando-lhe, através de um vasto conjuntos de actividades de animação socio-cultural, momentos que favorecem o seu bem estar físico, psicológico e social, ao mesmo tempo que ajuda a combater o isolamento e dá oportunidade aos Utentes de integrarem um espaço de convívio e de partilha de saberes e experiências. Esta estrutura social representa assim um contributo fundamental para melhorar a qualidade de vida e amenizar a monotonia do quotidiano dos seus beneficiários.
Atividades Semanais

Bordados, Expressão Plástica, Expressão Corporal, Estimulação Cognitiva, Hidroginástica, História, Informática, “Ecos do Centro”, Apoio Social, Acompanhamento Psicológico, Recolha de Saberes, Comemoração do Aniversário dos Utentes

Passeios / Visitas Previstas

Fábrica da Cerveja – Lisboa, Lagoa de Albufeira, Piscinas Municipais – Aviz, Praia Fluvial de Mourão

Comemoração de Dias Festivos

Dia de Reis – Vamos Cantar as Janeiras, Carnaval das Máscaras Venezianas, Dia Internacional da Mulher Convívio Com Sabores Caseiros II, Páscoa – Coelhinho Pompom, Dia Internacional da Dança – É o Esquema, Dia da Espiga – É a Tradição da Espiga, Festa dos Santos Populares, Dia dos Avós, Dia Mundial do Coração – Músculos em Ação, Dia do Idoso – Espetáculo de Teatro, Dia de S. Martinho – Festa de S. Martinho, Festa de Natal.

Sessões de Informação / Sensibilização
Cuidados com os Olhos e Saúde Ocular, hábitos para Rejuvenescer o Coração e Workshops sobre Bombons Deliciosos e Queijos.
Image
Atividades Lúdico-Recreativas

Bingo Bola da Sorte, Torneio de Matraquilhos, Mini Jardins, Atelier de Máscaras Venezianas, Poesia, Café e Bolo, Baile da Pinha, Exposição “O Dia do Meu Casamento”, Momentos Culturais, Marchas em Marcha (VI), Pilates: Saúde em Equilíbrio, O Petisco do Caracol (IX), Vamos à Praia, Aquazumba, Participação na Feira Franca de Avis, É Hora da Natação, Descansar e Relaxar é na Praia Fluvial de Mourão, Exposição de Bordados, Viagem ao Passado – A Vindima, Encontro com o Escritor, Laboratório dos Batons, Feira dos Doces, O Mercadinho de Natal (VIII), Dá Brilho ao Natal e Teatro de Natal.

Outras Ações de Apoio Social

Terão continuidade em 2019 os apoios aos “beneficiários preferenciais”, os Reformados da Fundação e a Terceira Idade local, bem como os desempregados locais, passiveis de acordos com o IEFP.

Salientam-se os apoios em complementos de reforma, para os “reformados da Fundação” que tenham completado um número determinado de anos ao serviço da instituição e nela se tenham aposentado; apoio medicamentoso e cuidados primários de saúde; cabaz natalício, à base de produtos alimentares alusivos à quadra festiva em que são distribuídos; disponibilização de produtos da terra que a Fundação possa ceder (por exemplo lenhas para o Inverno, ou “azeitona na árvore” para consumos domésticos) aos idosos e outros carenciados que o solicitem; “serviços”, “atividades” e “benefícios” prestados pelo Centro de Convívio e Apoio Social, no modelo até agora praticado (e que está profusamente documentado no “folheto promocional” do Centro) pelo seu impacto sociopsicológico nos respetivos beneficiários e suas famílias.

Na prossecução da vontade do instituidor queremos criar as condições necessárias para o apoio em atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos que frequentam o ensino superior, que sejam naturais e residentes em Benavila. Para o efeito serão desenvolvidos esforços para a criação de um regulamento específico.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Search