bannerenoturismo2
Enoturismo Enviar por E-mail

Enoturismo e Ecologia em meio rural 

A Fundação Abreu Callado está situada em Benavila, no Alto Alentejo, a 5 quilómetros de Avis. Integrada na região da Barragem do Maranhão, esta Fundação alia a tradição à modernidade na produção vinicola.

“Vinhos e gastronomia norte-alentejanos: tradição e qualidade” é o lema que apela aos sentidos. O objectivo é que os visitantes descubram o mundo do vinho e da gastronomia, em todas as suas fases de produção e degustação.

O Enoturismo tem-se vindo a afirmar como um apoio de referência crescente na actividade turística do país, e com grande potencial de expansão: o 'vinho' é cada vez mais um produto alvo de apreciadores exigente e está a gerar a jusante novas 'actividades' de lazer e muita curiosidade e apetência turístico-gastronómicas.

Ante esta perspectiva de longo prazo, a Fundação Abreu Callado desenvolve um projecto que pretende mostrar e demonstrar a elevada qualidade e tradição dos seus vinhos, aliando-a à riqueza gastronómica rural da região atravessada pela Barragem do Maranhão. E, tal como são Abreu Callado todos os vinhos que integram o seu programa de 'enoturismo e ecologia em meio rural', igualmente os produtos a usar na confecção gastronómica são originários das suas explorações, dos campos envolventes e da região que se estende em torno do Maranhão: o borrego e a vitela, os queijos e os enchidos, as alabaças e as beldroegas, as amêndoas e as nozes, os temperos de rosmaninho e alecrim, o arroz-doce e a sericá – todos esses produtos nascem na casa-mãe ou são trazidos das hortas locais e de pequenos produtores das redondezas que ainda privilegiam a confecção artesanal.

O programa de 'Enoturismo e Ecologia em Meio Rural' integra três vertentes principais:

Visitas à FundaçãoCasa do VinhoProvas de Vinhos